Sábado 18 de Maio de 2024

Fiperj discute implantação de Escola Superior de Ciências Agrárias
Autor:
23/03/2019 - 00:00

A criação da Escola Superior de Ciências Agrárias do Rio de Janeiro (ESARJ) e Pós-Graduação foi tema de reunião no gabinete da presidência da Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), nesta sexta-feira (22/03). O encontro contou com a participação do Assessor Institucional e Internacional, Helvio Costa e do corpo técnico da Fundação.

A iniciativa é resultado da cooperação técnica entre a Faculdade Cristão do Brasil, Unifil e a Fiperj. A (ESARJ) é uma escola de ensino médio (técnico) e superior (Pós-graduação), na área de ciências agrárias.

A missão é na produção de conhecimentos acadêmicos quanto na prática tornando-os aptos ao mercado de trabalho e capazes de propor soluções de melhoria da qualidade e da produtividade de rebanhos, lavouras, produtos agropecuários, aquicultura e pesca.

A escola irá atuar através de núcleos de pesquisa e ensino a saber: Recursos Pesqueiros, Engenharia de Pesca, entre outras áreas de atuação. A iniciativa está alinhada as ações da Fiperj que visam a democratização do acesso a capacitação, nesse caso, priorizando aos pescadores e o público interessado.

Firmado termo de cooperação técnica, a instituição de ensino Superior assumirá a gestão administrativa, acadêmica e financeira da Escola de Pesca Ascânio de Farias e da estação de pesquisa de Guaratiba, arcando com suas despesas fixas e demais custos.

Com a implementação da (ESARJ), o Rio de Janeiro assumirá posição de vanguarda na pesquisa e desenvolvimento das ciências agrárias apresentado soluções a questões regionais, nacionais e internacionais. Tornando-se um centro de referência em ciências agrárias e gerando recursos financeiros de forma a tornar a pesquisa e a extensão, autos suficientes.

“O setor de Ciências Agrárias é o que mais contribui para a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, porém, atualmente um dos grandes desafios das ciências agrárias e suas atividades é aumentar a produção de alimentos utilizando os recursos naturais com responsabilidade, de forma a preservar o meio ambiente, aquicultura, pesca e cultivo de vegetais. Suas atividades possuem o objetivo de aumentar a produção, aprimorar as tecnologias de manejo e preservação dos recursos naturais”, comentou Helvio Costa.

Foto: Marques Junior