Terça-feira 05 de Julho de 2022

Construção de uma rede de interação e aprendizagem para a transferência de tecnologia na cadeia ranícola brasileira

Na cadeia ranícola brasileira, a entrada e permanência de empreendimentos familiares bem como a ampliação de seus investimentos são inibidas pela baixa disponibilidade de informações tecnológicas, gerenciais, mercadológicas e socioeconômicas. Tal inibição é vista como um dos principais fatores dodesequilíbrio mercadológico da cadeia ranícola onde a demanda potencial por produtos e derivados de rãsé aproximadamente três vezes maior do que sua oferta real. Entretanto, a cadeia ranícola brasileira tem fortes potencialidades naturais e tecnológicas para reduzir ou eliminar esse desequilíbrio. O presente projeto tem por objetivo construir uma rede de interação e aprendizagem para a transferência de tecnologia na cadeia ranícola brasileira. Serãorealizadas diversas atividades tais como modelagem da cadeia ranícola brasileira, capacitação de técnicos extensionistas, treinamento de gerentes e operários de empreendimentos ranícolas, implementação de um ambiente virtual de interação, compartilhamento de experiências entre atores e divulgação dos resultados do projeto. Com tais atividades e outras, espera-se não apenas transferir três tecnologias para o setor produtivo, mas também aproximar atores de todos os elos da cadeia ranícola brasileira. Já foram realizadas duas oficinas no estado de Rio de Janeiro em 2013 e em 2014 três oficinas nos estados de São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais.

Parcerias: EMBRAPA – CTAA (proponente do projeto); FIPERJ (execução do plano de Ação 4 - transferência de tecnologia em ranicultura).

Outros parceiros: EMATER; Universidade Federal do Paraná; EPAGRI; EMBRAPA;FURG; Universidade Federal de Uberlância; COOPERCRÃMMA.

Financiamento: EMBRAPA / Valor: R$ 314.000,00


Pesquisadores
  • José Teixeira de Seixas Filho - Fiperj
    Pesquisador - http://lattes.cnpq.br/99682786595399


  • Silvia Conceição Reis Pereira Mello - Fiperj
    Pesquisadora - http://lattes.cnpq.br/1561498633983


  • André Yves Cribb
    EMBRAPA


  • Claudia Maris
    Instituto de Pesca de São Paulo - IPSP


  • José Henrique Carvalho Moraes
    EMATER


  • André Muniz Affonso
    Universidade Federal do Paraná - UFPR


  • Josevane Carvalho Castro
    Universidade Federal do Espírito Santo - UFES


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
e-SIC
Fala BR
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741