Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Manejo alimentar na produção de tilápia Tilamax, utilizando o hormônio 17-?-metiltestosterona na eficiência da inversão sexual na Unidade Didática de Piscicultura, Pesquisa e Produção de Cordeiro

A tilápia é hoje o peixe mais cultivado mundialmente. Ela inicia sua vida reprodutiva muito cedo, sendo a sua proliferação descontrolada um problema para a atividade de piscicultura. A fim de estabelecer um maior ganho em peso, com base na maior densidade de estocagem e homogeneidade da produção, métodos de masculinização por meio de hormônios esteróides acrescidos na ração, garantem uma população monossexo. A adição do hormônio 17-α-metiltestosterona na ração é o método mais utilizado na inversão sexual de tilápias e pode produzir cerca de 98% de machos. A eficácia da inversão sexual pode ser verificada através da observação morfológica direta dos órgãos genitais ou através da avaliação gonadal amostral. A proporção utilizada de metiltestosterona é de cerca de 60 mg/kg de ração, por um período de aproximadamente 30 dias, a partir do início da abertura da boca das larvas. Esse projeto tem como objetivo determinar, em condições laboratoriais, a quantidade mínima de arraçoamentos de ração em pó comercial acrescida de hormônio 17 α-metiltestosterona na alimentação de larvas de tilápia que resulte em percentuais ótimos de inversão sexual (mínimo 98%) e, conseqüentemente, de indivíduos monossexo, sem que haja sobrecarga hepática, que comprometa o desenvolvimento de carcaça e ganho de peso. A menor oferta de ração em pó comercial contendo 17 α-metiltestosterona não reduzirá significativamente os percentuais desejáveis para a inversão de larvas de tilápia Tilamax® e contribuirá na redução dos custos na larvicultura, além de reduzir riscos de contaminação ambiental, de resíduos na carcaça e de sobrecarga hepática.


Parcerias e Financiamento: FIPERJ (Coordenação do projeto).


Pesquisadores
  • Maria Eugênia Meirelles
    FIPERJ - Pesquisadora Coordenadora


  • Ana Carolina Prado Valladares
    FIPERJ


  • Ana Paula Rodrigues Moraes Badini
    FIPERJ


  • Andrea Bambozzi Fernandes
    FIPERJ


  • Cesar Roberto da Silva Pinheiro
    FIPERJ


  • Silvio Akira Uehara
    FIPERJ


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741