Sexta-feira 26 de Abril de 2024

LABORATÓRIO DE SEMENTES PODERÁ FOMENTAR A MARICULTURA EM ARRAIAL DO CABO
Autor: ASCOM FIPERJ
16/05/2022 - 21:05
FIPERJ visitou o município para verificar necessidades de pescadores e maricultores locais

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (SEAPPA), esteve em Arraial do Cabo nessa sexta-feira (13/05), atendendo a demandas dos pescadores da Colônia Z-5 e da Associação dos Maricultores da cidade.

Uma das principais reivindicações é relacionada à escassez de sementes de moluscos na região. Para solucionar a questão, a intenção é a de se implementar na cidade um laboratório para a produção dos insumos, a fim de atender regionalmente as demandas da maricultura, em especial, das fazendas voltadas ao cultivo de moluscos bivalves em Arraial do Cabo.

A instalação do laboratório será viabilizada com recursos financeiros da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem, participou da visita acompanhado do Diretor de Pesca e Produção, Filipe Soares; do geógrafo Guilherme Moreira, que integra o Núcleo de Regularidade Ambiental de Pesca e Aquicultura (Nurapa), do Coordenador de Aquicultura e Pesca Interior, Felipe Landuci; da responsável pelo Escritório Regional Baixadas Litorâneas, Aline Thomasi, e da Assessora de Convênios e Projetos, Lucineia Martins.

“O trabalho da FIPERJ é realizado em parceria com a Colônia Z-5 e a Associação de Maricultores de Arraial do Cabo. Nosso intuito é o de impulsionar as atividades de pesca e maricultura na cidade, criando melhores oportunidades para os profissionais e, consequentemente, desenvolvendo a economia e a geração de empregos na região”, disse Ricardo Ganem.

Também estiveram presentes o Sr. Fernando Bifó, representante da União das Entidades de Pesca e Aquicultura do Estado do Rio de Janeiro (UEPA-RJ), o Presidente da Colônia Z-5, Evanildo Sena; o Presidente da Associação de Pescadores da Prainha, Renato Cordeiro; o representante da organização Lagos em Ação, Paulo Cordeiro; a Secretária-Executiva do Consórcio Lagos do São João, Adriana Saad, e o presidente da Associação dos Coletores e Criadores de Mariscos de Arraial do Cabo, Elionardo Sena.