Sexta-feira 26 de Abril de 2024

FIPERJ RECEBE SEBRAE-RJ E SEDEERI PARA ESTREITAR LAÇOS E APROFUNDAR DISCUSSÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Autor: ASCOM FIPERJ
25/11/2022 - 18:17
Implementação de projetos que diminuam impactos a comunidades pesqueiras foi um dos temas da reunião

A Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) reuniu-se, nesta quinta-feira (25/11), com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia e Relações Internacionais (Sedeeri) e o Sebrae-RJ, na sede da FIPERJ, em Niterói.

O encontro, promovido pelo Superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Sedeeri, João Leal, teve o objetivo de promover o diálogo entre a FIPERJ e o Sebrae, visando aprimorar questões relativas às normas ambientais a serem observadas por empresas que visam investir no setor offshore, gerando impactos nas atividades de pesca e, consequentemente, as comunidades pesqueiras fluminense.

Na ocasião, o Diretor-Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem, recebeu o Superintendente de Desenvolvimento Sustentável da Sedeeri, João Leal, que levou à sede da FIPERJ representantes do Sebrae.

Segundo João Leal, diante do crescimento do setor de energia, incluindo projetos que abrangem áreas pesqueiras e suas respectivas comunidades, é fundamental que a FIPERJ seja incluída nas discussões que envolvem ações que, direta ou indiretamente, afetam o setor.

“A FIPERJ detém um conhecimento estratégico para o desenvolvimento da pesca e da aquicultura de forma sustentável, e possui todas as condições de contribuir para o que chamamos de Economia Azul. A economia do mar é uma das grandes bandeiras de desenvolvimento do nosso Estado, e temos condições de, com a ajuda do excelente corpo técnico da Fundação, estabelecermos parcerias importantes para alavancar a economia fluminense”, disse o gerente do Sebrae-RJ Renato Regazzi.

O Superintendente da Sedeeri, João Leal, enfatizou a importância do diálogo aberto entre a FIPERJ e o Sebrae.

É imprescindível contar com o apoio da FIPERJ para que os impactos dos investimentos que o Rio de Janeiro receberá no setor offshore, em especial, no campo da Energia, sejam devidamente mitigados, em especial aqueles que afetam as comunidades pesqueiras. E essa aproximação com o Sebrae é fundamental para que as empresas envolvidas possam contar com toda a expertise oferecida pela Fundação”, afirmou Leal.

Durante o encontro, o Diretor-Presidente da FIPERJ, Ricardo Ganem, foi convidado a escrever um artigo a ser publicado no livro “Economia Azul Brasil-Portugal - Uma Estratégia de Desenvolvimento sustentável”, a ser lançado em breve.

“Para a FIPERJ, é uma satisfação receber a Sedeeri e o Sebrae-RJ e poder, de alguma forma, contribuir para que as comunidades pesqueiras e, consequentemente, o setor de pesca e aquicultura sejam consideradas nos investimentos que visam desenvolver a economia fluminense. Aproveito para agradecer pelo convite de participar do livro a ser editado, o que muito me honra. Quero ressaltar que estamos sempre de portas abertas para colaborar com quem quer que seja, no sentido de valorizar o setor pesqueiro e aquícola no nosso Estado”, disse Ricardo Ganem.

Conheça a FIPERJ

Se você quer saber mais sobre pesca e produção de peixes ou outros organismos aquáticos, procure a FIPERJ. Temos Escritórios Regionais em todas as regiões do Estado do Rio de Janeiro, com técnicos habilitados a prestar informações e orientações. Os endereços das unidades estão em nosso site www.fiperj.rj.govbr. Nossa missão é promover o desenvolvimento sustentável da aquicultura e pesca fluminenses, gerando e difundindo informações e tecnologias, articulando e consolidando políticas públicas para o setor.