Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Novo presidente na Fiperj
Autor: Natália Lima e Paula Ribeiro
01/02/2013 - 19:50
Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na cerimônia de posse do José Bonifácio

A secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional realizou a cerimônia de posse do novo presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro - Fiperj, nesta sexta (01/02). No lugar do então presidente Marco Botelho, que assumiu a subsecretaria de pesca e aquicultura, assume a presidência da Fundação, José Bonifácio Ferreira Novellino.

O deputado Estadual, Felipe Peixoto, disse que essa nova mudança será apropriada para o setor pesqueiro e que José Bonifácio dará continuidade ao trabalho que vinha sendo desenvolvido pelo Marco Botelho.

O novo presidente, José Bonifácio, pretende analisar todas as ações já realizadas, para que o pescador continue sendo beneficiado.

- Primeiramente, agradeço pela confiança depositada em mim. Vim para somar, ser mais um nessa equipe. Nós estamos aqui com um único objetivo e compromisso, trabalhar para o pescador. É importante ouvi-los, pois mesmo não tendo muita noção da parte técnica, eles têm a experiência. Além disso, acho muito importante o trabalho do funcionário público, pois é quem movimenta a máquina que vai produzir recursos e frutos para a população - disse Bonifácio.

Marco Botelho diz que as conquistas realizadas precisam ser trabalhadas e que não adianta estruturar a Fiperj, colocar técnico, concursado, fornecer carro e não conseguir atender a ponta, que não é só o pescador artesanal, tem o produtor e o aquicultor também.

- Quando assumi a Fiperj, me assustei devido às condições encontradas. Nesses dois anos tive a sorte de ter o Felipe como secretário, que possibilitou a realização dessas mudanças. Hoje temos uma sede digna. Antigamente havia apenas o projeto da Estatística Pesqueira, hoje há o de Extensão Pesqueira e Aquícola, projetos relacionados à aquicultura, entre outros. A Estatística Pesqueira é muito importante, pois precisamos saber o quanto de peixe chegaao cais, mas realizar ações com pescadores e aquicultores também é de suma importância. Precisamos dar uma assistência continuada e permanecer sempre orientando - comenta o ex-presidente da Fiperj.

Estiveram presentes, o deputado Federal e representante do prefeito de São João de Meriti, Marcelo Matos, o deputado Estadual, Comte Bittencourt, o ex-prefeito de Búzios, Mirinho Braga, o vice-prefeito de Angra dos Reis, Leandro Silva, o vice-prefeito de São Fidélis, Magno Rocha e o presidente da Ceasa, Leonardo Brandão. Também compareceram representantes das regiões onde a Fiperj atua e das entidades ligadas ao setor da pesca.

Perfil do presidente:

José Bonifácio Ferreira Novellino, nascido em 14 de maio de 1945 na cidade de Cabo Frio, é casado com Ana Lúcia Valladão, formado em Economia pela UFF, ingressou na política no ano de 1971, como vereador. Foi prefeito de Cabo Frio por duas vezes, vice-prefeito de Arraial do Cabo, gerente regional da CERJ na Região dos Lagos, deputado Estadual pelo PDT epresidente do Procon.

Foto: Luiz Barros