Sábado 18 de Maio de 2024

Notícias / Detalhe
Pescadores de Niterói ganham telecentro para inclusão digital
Autor: Carolina Bittencourt
06/05/2013 - 16:21
Espaço vai oferecer cursos de informática e palestras sobre o setor

Os pescadores e piscicultores de Niterói contam agora com um espaço dedicado à qualificação profissional da categoria. Foi inaugurado, nesta sexta-feira (03), na sobreloja do edifício do Terminal Rodoviário João Goulart, no Centro de Niterói, o Telecentro Maré de Inclusão Digital e Capacitação Profissional. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretária de Estado de Desenvolvimento Regional e do Ministério da Pesca e Aquicultura. A aula inaugural acontecerá no dia 21 de maio.

Na sala com capacidade para dez alunos, serão oferecidos cursos informática nas modalidades básica, intermediária e avançada que incluem processador de textos, planilhas, apresentações de slides. Serão ministrados ainda cursos de internet com objetivo de facilitar o acesso aos portais do governo federal e estadual de forma a ampliar o conhecimento sobre as políticas públicas específicas para o setor pesqueiro e aquícola.

- Os profissionais da pesca enfrentam hoje uma barreira do conhecimento tecnológico que passa pelo acesso à informática. O objetivo dessa iniciativa é oferecer qualificação e ampliar as oportunidades daqueles que vivem da pesca. Além do Telecentro, já temos pronto o projeto de construção de um auditório na sede da secretaria para realização de seminários e encontros – anunciou o secretário Felipe Peixoto.

O Telecentro Maré é um programa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). Atualmente existem 210 telecentros implantados no país. A unidade de Niterói será administrada por um comitê gestor composto por representantes da Fiperj; Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA); Universidade Federal Fluminense (UFF); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; Sindicato dos Pescadores do Estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo; Associação Livre dos Maricultores de Jurujuba; Colônia de Pescadores Z-7 e Associação dos Comerciantes e Amigos do Mercado de Peixe São Pedro. Todos tomaram posse na solenidade.

- O Ministério quer garantir que não falte pescador ou aquicultor em nossas águas e o telecentro é um caminho. Investir em educação e na formação da atividade é uma das formas de transmitir o mundo maravilhoso da pesca aos jovens – afirmou o ministro Marcelo Crivella.

As inscrições para a primeira turma estão abertas até o dia 15 de maio. Os pescadores e piscicultores do município podem obter informações junto à Fiperj pelo telefone. Os cursos terão carga horária de 10h de curso.

 

Foto: Luiz Barros

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741