Sábado 18 de Maio de 2024

Criador de trutas faz sucesso com restaurante especializado, na Região Serrana
Autor: Ciro Cavalcante
13/08/2013 - 10:36
O secretário de Estado Felipe Peixoto visitou o local

A partir deste mês de agosto, aquicultores do Estado do Rio terão mais condições para trabalhar e atuarem na legalidade, ampliando suas possibilidades de desenvolvimento através do maior acesso ao crédito (se estiverem com o licenciamento ambiental em dia). Isso, graças à aprovação das novas resoluções substitutivas referentes ao processo de ocupação em Faixa Marginal de Proteção (FMP) pela aquicultura e o licenciamento ambiental para produtores de peixes de água doce e rãs, aprovada em plenária no Conselho Estadual de Meio Ambiente (Conema).

Essa medida vai beneficiar cerca de 1000 aquicultores em todo o Estado. Exemplo é o friburguense Hércules Nunes, criador de trutas e dono de um restaurante que atrai turistas de todo o mundo para experimentarem o prato principal da casa, que é feito com o peixe. O Arco Íris Trutas, localizado na rota do famoso ponto turístico da região – Três picos - oferece patês, salgadinhos, caldos e até caviar com um toque especial da casa. Para apreciadores de cerveja, no local é possível encontrar uma série de marcas da bebida artesanal, produzidas na própria região.

A paixão pela cidade em que vive e pela aquicultura foram os responsáveis pelo despertar do empreendimento. Ele contou que tinha um sonho de desenvolver trabalho na sua própria região, indo na contramão da maioria das pessoas que em determinada época da vida, preocupadas com carreira e futuro, deixam a cidade em busca de melhores oportunidades.

- É chegada uma hora que precisamos decidir o que fazer da vida. Via amigos meus saindo de Nova Friburgo pela falta de oportunidades. Pensei em seguir o mesmo caminho, mas a vontade de permanecer no local falou mais alto. Para continuar na cidade, a área em que me imaginava fazendo alguma coisa, era a da agricultura. Mas não queria seguir os mesmos passos de agricultores que trabalhavam com agrotóxico. Foi quando comecei a estudar as possibilidades. Pensei em criar scargot, rã e então trutas, que se apresentou como a melhor opção diante de fatores que precisam ser levados em conta como clima e localidade, por exemplo – disse Hércules.

A criação de peixes, que teve início há 14 anos e consequentemente a criação do restaurante, há nove anos, é hoje a fonte de renda de Hércules e sua esposa, Tenilza Cordeiro. Atualmente, eles possuem uma produção de nove mil trutas jovens/adultas e 10 mil filhotes, nos fundos da própria casa. Eles mesmos são os responsáveis por todo o processo da criação e desenvolvimento de alevinos, até a etapa final.

De lá pra cá, muitos obstáculos. A tragédia que atingiu a região, em janeiro de 2011, foi um desafio para o casal. Eles perderam 28 mil peixes, equivalentes a quatro mil kg. Nessa época a dificuldade para obter crédito foi o principal entrave para que o casal recuperasse a produção. No mês seguinte Hércules e sua esposa deram início a uma nova produção e em junho daquele ano já estavam com cerca de sete mil filhotes.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Felipe Peixoto, em viagem à Região Serrana, visitou a produção e o restaurante de Hércules, onde comentou sobre a medida.

- Os técnicos da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) vêm executando o Diagnostico da Aquicultura e, junto com as ações de assistência técnica, observaram que a antiga resolução tinha exigências difíceis de serem atendidas, assim, levaram este diagnóstico até o Conema. O Conselho compreendeu as dificuldades dos produtores e aprovou as novas diretrizes. – afirma Peixoto.

Sobre a truticultura em Nova Friburgo

Por se tratar de criação que necessita de águas límpidas, com temperatura bem fria, não se faz em ambiente aquático poluído, sendo por isso, considerado fator indicador de preservação ambiental e sustentabilidade. Tem mercado ampliado e uma boa organização dos envolvidos em associação da atividade. A truticultura abrange uma importante cadeia produtiva que muito pode auxiliar e estimular o turismo e a economia em Nova Friburgo. A truta é um peixe da família do salmão. Pode ter até 60 cm e pesar dois quilos. Sua coloração varia do castanho ao esverdeado, com a parte inferior esbranquiçada, com pintas escuras pelo corpo e nadadeiras. Foi levada dos Estados Unidos e Canadá para o resto do mundo e, no Brasil, sua criação acontece basicamente no Sul e Sudeste.

Serviço:

O Arco Íris Trutas