Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Fiperj investe em novo curso para capacitação de maricultores
Autor: Jeline Rocha - Ascom Sedrap e Pamela Araujo - Ascom Fiperj
04/07/2014 - 14:20
Projeto-piloto foi na Escola da Pesca, em São Gonçalo, com aula prática sobre extração, limpeza e preparo de mexilhões e ostras

Em uma ação inovadora, um grupo de alunos da Escola de Pesca Ascânio de Faria, no Gradim, São Gonçalo, participou do projeto-piloto para o novo curso de beneficiamento de moluscos bivalves (ostras e mexilhões) elaborado pela Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) para a capacitação de maricultores. Na aula prática realizada no último dia 26 - na própria escola administrada pela Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) - dez alunos da turma de Processamento de Pescado receberam ensinamentos sobre extração, limpeza e preparo adequados dos moluscos. Eles tiveram ainda acesso a técnicas de conservação artesanal, como o processo de salga de camarões e a defumação de moluscos.

As aulas foram ministradas pela médica-veterinária Flávia Calixto, pesquisadora de Tecnologia de Pescado da Fiperj, e pelas professoras Antônia Maria Andrade Rabelo e Mariluce Coelho, da Faetec. “A atividade foi, na verdade, um treinamento para a elaboração desse novo curso de capacitação de maricultores que será ministrado pela equipe de extensão da Fiperj. Percebemos que algumas técnicas precisam ser aprimoradas e testadas em provadores por análise sensorial, e também que precisamos produzir apostilas para auxiliar no aprendizado”, adianta Flávia Calixto.

A matéria-prima (ostras e mexilhões) para a atividade prática foi fornecida pelo maricultor Manoel Azevedo dos Santos, de Búzios, que integrou o grupo de alunos. Já pela Fiperj, participaram os extensionistas (assistentes técnicos) Carlos Eduardo Ribeiro, Diego Ribeiro e Juliana Brandão, de Niterói; e Letícia Hitomi, do escritório regional das Baixadas Litorâneas, que tem sede em Cabo Frio e enviou também o pesquisador de moluscos bivalves Guilherme Zanette.