Domingo 05 de Maio de 2024

Escola de Pesca de São Gonçalo inaugura curso de formação de Aquaviários
Autor: Matheus Dames
28/07/2011 - 16:00
Ministradas pela Capitania dos Portos, as aulas são fruto de uma parceria com a Fiperj e com outras entidades do setor da pesca

Com uma solenidade comandada pelo secretário de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, e pelo presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, foi aberto hoje o Curso de Formação de Aquaviários na Escola de Pesca de São Gonçalo. Ministradas pela Capitania dos Portos, as aulas terão uma duração de três meses e serão dadas a uma turma de cerca de 30 pessoas.

“É muito bom ver essa escola revitalizada e o nosso trabalho é para que ela realmente seja um local de formação dos pescadores. A tradição da pesca está deste lado da baía de Guanabara, por isso é muito importante essa qualificação acontecer aqui", disse o secretário Felipe Peixoto, que ressaltou, ainda, o apoio dado pelo governador Sérgio Cabral para o setor pesqueiro.

“O investimento na educação dos pescadores é de suma importância. Vamos estruturar ainda mais essa escola para que haja, também, outros cursos disponíveis para a comunidade”, falou Marco Botelho, presidente da Fiperj.

O curso, uma especialização para pescadores profissionais, destina-se ao ingresso na Marinha Mercante e visa complementar conhecimentos teóricos, como português, matemática, geografia e aspectos de segurança, emergência, sobrevivência e primeiros socorros, além de dar a formação profissional necessária à qualificação dos candidatos. Em um módulo específico, os alunos aprendem sobre ecologia marinha, navegação e legislação, entre outros assuntos. Ao final, eles recebem um certificado de qualificação para as atividades de Pescador Profissional Especializado (PEP) e Condutor Motorista de Pesca (CMP).

Além da Capitania dos Portos e da Fiperj, participam da parceria para a realização do curso o Sindicato de Pescadores dos Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo (SIPERJES), o Sindicato dos Armadores de Pesca do Rio de Janeiro (SAPERJ) e a Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Rio de Janeiro (FAERJ).

Ontem e hoje foi realizado um curso de beneficiamento de pescado para dez pessoas da comunidade do entorno da Escola de Pesca. Os alunos receberam os certificados de conclusão das mãos das autoridades presentes e os produtos feitos por eles foram degustados por todos presentes à cerimônia.

Estiveram presentes, também, ao evento os secretários municipais de São Gonçalo de Desenvolvimento Regional, Júlio Moura, e de Agricultura e Pesca, Sérgio Fonseca, o secretário de Abastecimento de Niterói, Paulo Rosa, o subsecretário de Pesca de Niterói, Atílio Guglielmo, o vereador de São Gonçalo, José Carlos Vicente, o representante da presidência da FAETEC, Marcelo Azeredo, o representante da FAERJ e do SAPERJ, Comandante Flávio Leme, e o representante da Capitania dos Portos, suboficial Ferreira.