Sábado 09 de Dezembro de 2023
Na sede do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), em Brasília, nesta terça-feira (02/08) o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, e o presidente da Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj), Marco Botelho, se encontraram com o ministro Luiz Sérgio para tratar de questões sobre o setor pesqueiro no território fluminense.
O secretário fez uma apresentação do panorama atual da área da pesca e das ações realizadas pela Fiperj em todo o Estado, em cidades como Angra dos Reis, Niterói, Cabo Frio, São João da Barra e Cordeiro. Alguns projetos da Fundação também foram expostos, como o Acordo de Pesca da Baía de Ilha Grande e a Estatística Pesqueira, que desde agosto de 2010 é feita em parceria com o próprio MPA. Foi solicitado ao ministro que este convênio seja renovado e ampliado, para que os dados de pescado sejam coletados em mais portos pesqueiros do Estado.
A questão do Terminal Pesqueiro Público também foi tratada na reunião. Foram apresentadas ao ministro as possibilidades de locais para abrigar o projeto, no Rio de Janeiro, em Niterói e em São Gonçalo. As propostas serão avaliadas e estudadas pela equipe do ministério para que seja escolhido o local definitivo.
"É muito bom poder contar com um ministro do Rio de Janeiro, que conhece bem a realidade fluminense. Nossa ideia é trabalharmos em conjunto para o desenvolvimento do setor em todo o Estado e esse encontro foi um importante passo para isso. Precisamos do ministério como um parceiro para a viabilidade dos projetos que visam beneficiar não só os pescadores, mas todo o setor produtivo", disse o secretário Felipe Peixoto.
Participaram, também, da reunião a coordenadora de Pesca Marítima da Fiperj, Francyne Vieira, o chefe de gabinete do ministro, Sebastião Birino, e a secretária executiva do MPA, Maria Aparecida Perez.
Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.