Sábado 18 de Maio de 2024

Notícias / Detalhe
Fiperj participa de encontro que reúne estudiosos de moluscos
Autor: Ascom Fiperj
15/09/2015 - 15:40
Pesquisadora da Fundação, Flávia Calixto vai falar sobre cotidiano de grupo de marisqueiras de Sepetiba

O cotidiano das marisqueiras de sururu (tipo de marisco) da localidade de Sepetiba, na zona oeste do Rio, será o tema da palestra da pesquisadora de Tecnologia do Pescado da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), a médica veterinária Flávia Calixto, durante o XXIV Encontro Brasileiro de Malacologia (Ebram), ramo da biologia que estuda os moluscos. O assunto fará parte da Mesa-redonda IX, intitulada “Cultivo de moluscos bivalves: importância da extensão”, que ocorrerá na quinta-feira, dia 17, das 13h30 às 16h30.

Promovido pela Sociedade Brasileira de Malacologia (SBMa), o encontro começou nesta segunda, 14, e vai até a sexta, 18, no Campus Maracanã da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), juntamente com o II Simpósio Latino-Americano de Jovens Taxonomistas e o II Simpósio de Conservação de Moluscos Límnicos.

- Os três eventos, concomitantes e complementares, serão grande oportunidade para debates de temas da Malacologia em geral. Para atingir esses fins, contaremos com minicursos, palestras plenárias, sessões de apresentações orais e sessões de painéis. O objetivo fundamental deste Congresso e dos Simpósios é unir pesquisadores interessados em vários aspectos da Malacologia: Aquicultura e Pesca, Arqueologia, Biodiversidade, Biologia Celular e Molecular, Conservação, Ecologia, Educação e Ensino, Espécies ameaçadas, Espécies Exóticas, Fisiologia e Patologia, Genômica e Genética, entre outros temas correlatos - destaca Sonia Barbosa dos Santos, presidente da Comissão Organizadora e da SBMa.

Palestra - Segundo Flávia Calixto, a palestra trará um panorama das atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas pela instituição na localidade de Sepetiba. Serão apresentadas a rotina de trabalho das marisqueiras; algumas falhas e barreiras na cadeia produtiva, como as condições de higiene e a logística de distribuição; e a forma como as ações de pesquisa e extensão estão sendo fundamentadas para apoiar a comunidade, como é o caso do auxílio à legalização do entreposto da associação de pescadores local, por meio da inscrição no Serviço de Inspeção Estadual - SIE. Também foram realizadas palestras, com destaque para a de Boas Práticas e Conservação de Pescado.

- Trata-se de um trabalho contínuo que foi iniciado em 2014, com resultados em longo prazo visando a melhoria das condições de vida dessas marisqueiras. O grande diferencial desse tipo de trabalho é você conquistar a confiança e a credibilidade da comunidade para que possa fazer modificações em uma atividade desenvolvida de maneira tradicional há muitos anos, passada de geração para geração - observa a pesquisadora, que trabalha no projeto em parceria com a engenheira de pesca Karine Pinto, extensionista da Fundação.

Mais informações sobre o evento no site: encontromalacologia.com.br

Serviço:

Evento: XXIII Encontro Brasileiro de Malacologia (XXIII Ebram)

Dias: 14 a 18 de setembro

Local: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) - Campus Maracanã

Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã - Rio de Janeiro, RJ

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741