Domingo 19 de Maio de 2024

Fiperj marca presença no lançamento da 9ª edição do Festival de Truta de Nova Friburgo
Autor: Emanuel Barata
29/10/2015 - 15:24
Evento terá circuito gastronômico com diversos pratos à base do peixe até 30 de novembro

Cerca de 100 pessoas estiveram na manhã desta quarta-feira, 29, no Hotel Fabris, no Centro da cidade, para acompanhar o lançamento da 9ª edição do Festival de Truta de Nova Friburgo. O evento, que é promovido pelo Nova Friburgo Convention Bureau (NFRC&VB) em parceria com a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Rio de Janeiro (Sebrae-RJ), tem como objetivo, além de movimentar o turismo da região, fortalecer o posto do município de maior produtor da espécie no estado.

- O Festival vem sendo ampliado a cada ano. Além dos restaurantes, outros setores se uniriam ao evento. Novas oportunidades de negócios surgem e cada vez mais o peixe se torna a marca do município - destacou Ana Paula Blaudt, presidente do NFRC&VB.

A Fiperj marcou presença especial no lançamento do evento com um estande no local, onde técnicos orientaram e esclareceram dúvidas da população e produtores. O espaço contou ainda com exposição de trutas vivas em dois aquários, projeção das ações promovidas pela instituição na região e distribuição de material informativo.

Para o diretor de Pesquisa e Produção da Fiperj, Augusto Pereira, a 9ª edição do Festival é motivo de comemoração.

- É com muita satisfação que acompanho mais um ano deste evento, que já faz parte do calendário da cidade. A truta, que é cultivada em Nova Friburgo, vem sendo reconhecida como um prato de qualidade pela população, turistas e restaurantes. Esse é um dos resultados do trabalho que a Fiperj vem desenvolvendo ao longo dos anos junto aos produtores da região - afirmou Augusto Pereira.

Há três anos, a produtora Ediane Freire voltou a Nova Friburgo para inaugurar uma indústria de processados da espécie. Participando do festival pela segunda vez, ela ressalta a importância do evento.

- A cidade durante os 30 dias de atividades recebe uma visibilidade que cruza o estado do Rio de Janeiro. E essa propagação é muito importante para nós produtores. Atualmente, o Festival me permite levar produtos para diferentes consumidores - informou Ediane.

Segundo dados do Escritório da Região Serrana da Fiperj, em Nova Friburgo, o município é responsável pela maior produção da espécie no estado do Rio de Janeiro, produzindo 3 toneladas de trutas por mês, ou seja, 36 toneladas por ano, respondendo por mais de 70% da produção estadual.

A abertura contou ainda com a presença do subsecretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Renato Bravo; o secretário de Turismo de Nova Friburgo, Nauro Grehs; e o coordenador regional da Sedrap, Fabrizio Salarini.

Programação

Ao todo, 36 estabelecimentos, entre restaurantes, meios de hospedagem, lojas e casa noturna, oferecem pratos especiais à base de truta. Além disso, durante o Festival, interessados poderão visitar uma criação de trutas, agendando pelo telefone do Arco Íris Truta: (22) 2543-3666.

Oficinas gratuitas de Gastronomia pelo Projeto Mãos na Massa, com o tema Truta, serão ministradas pelos chefs dos restaurantes participantes. As oficinas acontecerão todos os sábados (31/10; 7, 14, 21 e 28/11), no Mercado Central, na Vila Amélia.

A exposição "Tem Truta na Arte", com o grupo Artistas Visuais de Nova Friburgo, também poderá ser visitada no Teatro Municipal Laércio Rangel Ventura (Praça do Suspiro) de 5 a 28/11, de terça-feira a sábado, das 10h às 17h, sendo que no dia 5, às 15h, a abertura será restrita a arquitetos e decoradores, e das 18h às 21h liberada para o público em geral.

Mais informações pelo site www.festivaldetruta.com.br.