Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Notícias / Detalhe
Fiperj interage com setor pesqueiro e aquícola chinês
Autor: Ascom Fiperj
09/11/2015 - 14:40
Em viagem à China, presidente da instituição se reuniu com representantes dessas atividades

O presidente da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Essiomar Gomes, voltou a deliberar em seu gabinete, no Centro de Niterói, nesta segunda-feira, 9, após retornar da viagem de duas semanas que fez à China. No país asiático, Essiomar visitou a 118ª Canton Fair, maior feira multissetorial de importação e exportação do mundo, em Guangzou, além de outras três cidades: Hong Kong, Shanghai e Macau, se reunindo com representantes chineses de diversos setores, entre eles o da pesca e aquicultura.

Em Guangzou, por exemplo, o presidente da Fundação se reuniu com empresários do setor da maricultura (criação de organismos aquáticos em ambiente marinho), e conferiu como é feito o cultivo de mexilhões, linguado, entre outros peixes e frutos do mar.

- Viajei a convite da Fecomércio [Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro], como presidente da Fiperj, e fiquei muito feliz em poder conhecer de perto como é desenvolvido esse setor, que sem dúvida é muito mais avançado que o nosso. O estado do Rio tem muito a ganhar com essa interação - afirma Essiomar, que viajou acompanhando do secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Marco Capute.

Fórum de Macau - Em Macau, Essiomar se reuniu ainda com o secretário-geral adjunto do Fórum para a Cooperação Económica e Comercial entre a China e os Países de Língua Portuguesa, o “Fórum de Macau”, Vicente de Jesus Manuel.

Criado em outubro de 2003, por iniciativa do Governo Central da China, em coordenação com sete países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste) e a colaboração do Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), o Fórum de Macau é um mecanismo multilateral de cooperação e tem como objetivo a consolidação do intercâmbio econômico e comercial entre a China e os países de Língua Portuguesa. Desde a criação do Fórum, já foram realizadas quatro Conferências Ministeriais, durante as quais foram aprovados Planos de Ação que definiram diversas áreas de cooperação intergovernamental, entre elas a pesca.

Desdobramento - Como forma de dar continuidade às ações de interação, contribuindo, de forma ativa, para o incremento dessa cooperação visando investimentos para o setor da pesca e aquicultura fluminense, a Fiperj já está articulando uma visita dos chineses ao Brasil.

- Este foi um ponto fundamental da viagem. Foi muito importante saber que já contamos com esse facilitador de negócios que é o Fórum de Macau. Agora o próximo passo é intensificar esse intercâmbio em benefício dos pescadores e aquicultores do estado - diz Essiomar.

Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741