Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Fiperj promove intercâmbio entre municípios para inclusão do pescado na alimentação escolar
Autor: Ascom Fiperj
23/11/2015 - 16:28
Prefeitura de Macaé conferiu como é feita a comercialização, por meio do PNAE, em Maricá

Com o objetivo de introduzir cada vez mais o pescado na merenda escolar, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj) intermediou, no último dia 18, encontro entre a Prefeitura Municipal de Macaé, no Norte Fluminense, e a Associação Livre de Aquicultura e Pesca de Itaipuaçu (Alapi), em Maricá, na Região Metropolitana. A Alapi, que participa do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e vende seu pescado para quase 50 unidades de ensino, incluindo creches, de Maricá, apresentou como funciona na prática a comercialização entre associação e município, por meio do programa federal.

A subsecretária municipal de Pesca de Macaé, Rizete Ribeiro, acompanhada pela nutricionista da Secretaria Municipal de Educação, Rosane Nunes, conversou com o presidente da Alapi, Paulo Cardoso, sobre todo o processo de venda e entrega do pescado às escolas, que conta com um caminhão frigorificado disponibilizado pela Fundação.

- Através da Fiperj conseguimos a documentação necessária para participar do programa, e o apoio continuou com o caminhão. Alugar um caminhão para as entregas sairia muito caro, e não seria viável. O Pnae, assim como o PAA [Programa de Aquisição de Alimentos, do qual a associação também participa], são programas que, acima de tudo, dão uma tranquilidade para nós, pescadores, porque sabemos que mesmo se não conseguirmos vender diretamente o produto, ainda temos como repassar para o Governo - disse Cardoso.

A visita - Após reunião em que foram esclarecidas dúvidas sobre o Pnae, o grupo, formado ainda pelos extensionistas da Fiperj, Carla Uzedo (Escritório Regional Norte Fluminense II), Paulo Vianna (Escritório Regional Metropolitano I) e Carlos Eduardo Coutinho (Sede), e pelos técnicos da Subsecretaria Municipal de Pesca de Macaé, Ana Cristina Nunes e José Inácio Silva, visitou uma das unidades que recebem o produto da associação. Na Escola Municipal João Monteiro, a comitiva foi recebida pela diretora Ana Paula Altoé, que falou, principalmente, sobre a aceitação do pescado pelos alunos, garantindo que os pratos à base de peixe estão entre os preferidos. O grupo seguiu ainda para a Secretaria Adjunta de Educação de Maricá, onde conversou com a nutricionista Lourice Soares, que também confirmou o sucesso do programa no município.

O programa - O Pnae garante a compra do pescado, a um preço justo, diretamente das organizações formais de pesca e aquicultura (colônias, cooperativas, associações de pescadores, etc.) com dispensa de licitação. Assim, além de beneficiar os alunos de toda a educação básica com um alimento de alta qualidade nutricional, a medida favorece o empreendedor familiar rural e suas organizações.

A Fiperj já está auxiliando a Associação Mista dos Pescadores da Barra de Macaé a reunir a documentação necessária para a entidade entrar na chamada pública que dá acesso ao programa.

- A Fundação está à disposição para prestar maiores esclarecimentos sobre o programa, que além de fortalecer a comercialização, ainda incentiva o consumo do pescado - afirma a coordenadora de Extensão da instituição, Maria de Fátima Valentim.