Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Projeto desenvolvido na Fundação é aprovado no Edital CNPq Universal - 2016
Autor:
17/01/2017 - 17:02
O projeto é uma parceria entre a Fiperj, a Universidade Federal de Rio Grande (Furg), a Universitat Politécnica de Valencia (UPV-Esp) e a Prefeitura de Angra dos Reis e foi aprovado no Edital CNPq Universal - 2016, na Faixa B para financiamento de projetos com valor de até 60 mil reais.

No último dia 9 de dezembro foi divulgado o resultado do edital Chamada Universal 2016 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a Fiperj, através do pesquisador em doutoramento Felipe Schwahofer Landuci e seu orientador Dr. Luís Henrique da Silva Poersch – Furg, obtiveram a aprovação do projeto “Determinação de áreas propícias ao desenvolvimento da piscicultura marinha na região sul do estado do Rio de Janeiro”.
O projeto tem como objetivo determinar os possíveis impactos de um cultivo piloto de bijupirá (Rachycentron canadum) no litoral sul fluminense prevendo quais as melhores condições geográficas e hidrodinâmicas para localização das unidades de produção, através de modelos preditivos que auxiliem no gerenciamento socioambiental costeiro no estado do Rio de Janeiro.
Primeiramente, através de Sistema de Informações Geográficas (SIG), será realizada uma análise remota das melhores áreas para desenvolvimento da piscicultura marinha na região do litoral sul do Rio de Janeiro, através de comparação de critérios ambientais, físicos, de infraestrutura, mercadológicos e restritivos, avaliados por diversos "stakeholders". Na segunda parte do projeto, serão monitoradas três fases distintas de um ciclo de cultivo do bijupirá. Durante o monitoramento, serão calculados os parâmetros zootécnicos do animal, realizados levantamentos da fauna bentônica do local, análises químicas na água, no sedimento, em carcaça, em resíduos de ração e fezes e no alimento ofertado. Após a obtenção dos dados de deposição, através da aplicação de um modelo numérico pretende-se calcular a quantidade máxima de deposição de nutrientes que não levará a extinção da fauna bentônica do local.
Ao final do projeto, os pesquisadores esperam gerar informações que auxiliem a tomada de decisões e a simplificação dos processos de uso de águas públicas da união para fins de piscicultura marinha no litoral do Rio de Janeiro.
Como previsto pelo CNPq, os procedimentos administrativo-financeiros devem acontecer no primeiro trimestre do ano de 2017.