Sábado 27 de Abril de 2024

Extensionistas da Fiperj participam do Fórum Brasil França Burkina Faso - Alimentação, Água e Bens Comuns
Autor:
11/12/2018 - 10:25
Ao final do evento, foi elaborado um documento reunindo propostas de soberania e segurança alimentar

As extensionistas do Escritório Regional Médio Paraíba, Maria Dalva Ribas e Márcia Rocha, participaram do Fórum Brasil França Burkina Faso – Alimentação, Água e Bens Comuns, nos dias 29 e 30 de novembro. O evento, que aconteceu no Campus Aterrado da Universidade Federal Fluminense em Volta Redonda, foi realizado por esta Universidade, Prefeitura Municipal de Volta Redonda, Terralim, Comitê de Bacias Hidrográficas do Médio Paraíba do Sul. Também contou com o apoio do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Pinheiral, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, EMATER Rio, Rio Rural, Région Bretagne e do representante do Ministério de Administração Territorial e da Descentralização de Burkina Faso e Presidente do Conselho Regional da Região Central do país, Eric Tiemtore, além de outras organizações do Brasil, França e Burkina Faso que apresentaram casos de sucesso de circuitos curtos e sistemas alimentares agroecológicos.

O evento com a temática "Alimentação, água e bens comuns", além de discussões sobre Sistemas Alimentares Territorializados, Soberania Alimentar e Conservação dos Bens Comuns, promoveu oficinas sobre recursos hídricos, terras e solos, biodiversidade, cultura alimentar, desperdício, democratização alimentar e saúde, circuitos curtos no Médio Paraíba e sobre a preparação para o próximo Fórum em Burkina Faso. Ao final do evento foi preparada a declaração final do fórum, documento que reuniu propostas que unem os interesses dos países participantes na garantia da soberania e segurança alimentar, com apelo para a conservação dos bens comuns e a justiça social.