Sexta-feira 26 de Abril de 2024

Estudo populacional do "marisco" Anomalocardia flexuosa (Linnaeus, 1767) (Veneridae, Bivalvia, Mollusca) no município de Angra dos Reis - RJ

O molusco bivalve Anomalocardia flexuosa (Linnaeus, 1767) é amplamente coletado, pela população ribeirinha, e consumido em bares e restaurantes da Costa Verde como uma verdadeira iguaria. A atividade de coleta é praticada por famílias inteiras, muitas das quais exploram esse recurso a três gerações. Apesar disso, as informações sobre a dinâmica e abundância de suas populações na região são escassas. O estudo tem por objetivo conhecer os aspectos da estrutura populacional de A. flexuosa e verificar a densidade dessas populações ao longo do ano nas praias da Ribeira e do Retiro, ambas da baía da Ribeira, localidades onde acontece a coleta do "marisco". São feitas coletas mensais nas duas praias, de onde são retiradas nove amostras de 50 x 50 cm. As amostras passam por peneiramento em malha de 0,5 cm e em seguida os exemplares vivos são triados manualmente e quantificados. De 30 a 60 indivíduos, de cada praia, são congelados para análises posteriores.

Parcerias: CEFET/RJ, Campus Angra dos Reis; FIPERJ (Coordenação do projeto).


Financiamento: FIPERJ.


Pesquisadores
  • Paulo Márcio S. Costa
    FIPERJ - Pesquisador Coordenador


Busca
OK
Seja bem-vindo!

Este é o portal da Fiperj, órgão vinculado à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento - SEAPPA. A Instituição tem a missão de promover, através de políticas públicas, o desenvolvimento sustentável da aquicultura e da pesca fluminenses.

destaque tabua dos mares
destaque previsao do tempo
atividade pesqueira
OuvERJ
Disque-Rio

Sede: Pç. Fonseca Ramos s/nº–Terminal Rodoviário Roberto Silveira, sobreloja–Niterói–RJ. CEP:24030-020 Tel: 2705-0741